O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

   
 

 

serviços - metalomecânica  
 
 
 
 

A Imecral teve uma candidatura ao QREN – SI qualificação aprovada. O projeto teve o seu início em 1 de Junho de 2009, tendo sido concluído em 30 de Novembro de 2011, com uma taxa de realização de 49,18%.

A crise económica que atravessa o país, a Imecral adaptou-se a esta nova conjuntura a qual, apesar de ter levado a uma quebra no volume de negócios, não colocou em causa o alcançar das grandes opções estratégicas da empresa, e que o projeto ao QREN ajudou a implementar, nomeadamente:

 
    A Imecral assumiu-se como empresa projetista no domínio das soluções de transporte e elevação para a indústria, proporcionando soluções globais que incluem o estudo, conceção e desenho/desenvolvimento, fabrico, montagem e manutenção e assistência técnica, criando assim verdadeiras relações de parceria com os clientes que perdurarão no tempo.
    No sector do fabrico de rações e de produção aviária e agroindustrial, conquistou mercado, para além das empresas do Grupo Valouro, reforçando a sua posição de liderança neste sector.
    Fez uma aproximação a outros sectores da indústria extrativa (transporte de matérias-primas dos locais de extração) e transformadora, nomeadamente agroindustriais (pecuária, cerealíferos, processamento de pescado). A contratação de um quadro especializado e a concretização de diversos investimentos ao nível comercial e do marketing, a que se juntou ainda a implementação de diversas medidas de melhoria foram imprescindíveis para o atingir deste objetivo estratégico.
    Analisou as oportunidades de negócio emergentes provenientes da economia do ambiente, de que são exemplo as unidades de reciclagem de resíduos industriais sólidos, e, ao nível das sinergias de negócio com as explorações agropecuárias e agroindustriais, as unidades de recolha de resíduos para a produção de biogás.
    Iniciou o seu processo de internacionalização, começando, pelo mercado de Moçambique, mas que poderá ser alargado a outros mercados, no futuro, nomeadamente o de Cabo Verde. A elaboração de um estudo sobre o mercado moçambicano foi o primeiro passo neste ambicioso objetivo mas que certamente constituirá um passo significativo neste processo de primordial importância para o desenvolvimento futuro da empresa.

Apesar da redução, em termos absolutos, em alguns investimentos, a empresa efetuou todos aqueles dos quais mais dependia a sua estratégia de desenvolvimento e o aumento da sua capacidade competitiva nos mercados nacionais e internacionais, sem colocar em causa o ajustamento e a adequada resposta às atuais condições de mercado. Salientam-se os casos dos investimentos ao nível da internacionalização (estudos de mercado e aproximação a Moçambique), marketing/forma de atuação no mercado (página web, catálogos, dossier institucional, etc.) e capacidade ao nível da conceção/desenho/projeto, permitindo a elaboração de projetos em 3D e testes de resistência claramente uma inovação na empresa. A área da qualidade também não foi esquecida, tendo a empresa avançado com a certificação do sistema de qualidade, estando hoje certificada no âmbito da ISO 9001: 2008

Em termos globais, o investimento aprovado foi de 307.046,08 €, tendo a empresa realizado 151.107,50, tendo sido atribuído um incentivo não reembolsável até ao valor de 91.152,69 €

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

resultados diretos

↑topo

Consequência direta do projeto realizado e como resultados mais relevantes, a Imecral tem vindo a tentar alterar a sua estratégia de vendas nos últimos tempos, e isso tem-se verificado a três níveis distintos:

Primeiro na diversificação dos mercados, quer a nível nacional como internacional, segundo na abordagem direta ao cliente através de um comercial, e terceiro e não menos importante na imagem da empresa perante o exterior.

Assim, em relação ao primeiro ponto, o mercado de Moçambique foi alvo de um projeto de estudo por parte da Mundiserviços, e está a ser agora analisado por parte da empresa, para que se verifiquem quais as potencialidades existentes. Quanto a Cabo Verde, já foram efetuados alguns contactos no terreno, de onde já saíram alguns pedidos de orçamento.

Também foram elaborados estudo de mercados sectoriais a nível nacional, nomeadamente na Indústria de Moldes, Gestão de Resíduos Sólidos e Indústrias Extrativas, com o objetivo de diversificar os mercados para os quais a Imecral está direcionada.

No que respeita à abordagem direta ao cliente, existe agora um melhoramento no acompanhamento e serviço pós venda, com avaliações da satisfação dos clientes em relação aos nossos produtos/serviços.

Hoje em dia a empresa já dispõe também de ferramentas colocadas à disposição do seu comercial (dossier institucional e catálogos/fichas de apresentação de produto) que irão certamente ser uma mais valia na comercialização dos nossos produtos/serviços.

A Imagem da empresa perante o exterior passou a ser mais credível, uma vez que a empresa passou a ser certificada no Sistema de Gestão da Qualidade (segundo a NP EN ISO 9001:2008). Ao otimizar o SGQ existe uma redução de custos fruto da avaliação e seleção dos nossos fornecedores, que nos permite os melhores preços e o cumprimento de prazos de entrega.

A empresa passou a dispor de um website que dá uma maior visibilidade da empresa face ao exterior.

No âmbito do projeto foram ainda substituídos softwares de Desenho 2D por 3D (Autodesk Inventor), foram adquiridos novos computadores, impressoras, etc., que melhoraram o desempenho da empresa na execução de inúmeras tarefas, que permitiram também a redução de custos. Também foram adquiridos vários equipamentos produtivos (serrote de fita, máquina de soldar, outras ferramentas), que permitiram melhorar a qualidade do produto, diminuir desperdícios e aumentar a competitividade.

 
 

© IMECRAL - Indústria Metalomecânica do Ramalhal, Lda. Todos os direitos reservados. 2011 | v.01/11